sexta-feira, 8 de maio de 2009

Queima das Fitas - Coimbra

Destino: Coimbra Fazendo um esforço de memória, apenas me recordo de uma anterior visita a Coimbra, e apenas do Portugal dos Pequeninos.
Num dia de muito sol como o da última terça-feira, parti cedo desde Guimarães de modo a poder apreciar tranquilamente a cidade banhada pelo Mondego.
Chegado lá, após uma exaustiva viagem de carro, a primeira constatação foi a da necessidade de estacionar o automóvel, dado o intenso tráfego, e assim também desde já assegurar um bom lugar junto ao recinto da Queima das Fitas.
O primeiro impacto foi muito positivo, gostei muito da arquitectura dos edifícios, do estado de conservação destes, da marginal, das pontes (obras de arte em engenharia), etc.
Subindo pelas ruas estreitas e íngremes até à Sé Velha, muito bonita por sinal, continuando até à Sé Nova (foto em cima), também um edifício bastante agradável e posteriormente cheguei na Universidade, de onde se pode ter uma visão geral pela cidade, e ao caminhar pelos corredores desta, se sente a história em cada fachada, em cada parede.
Notei ainda o facto de um cidadão estar a viver (sobreviver) por baixo de um dos edifícios da universidade, apenas protegido da chuva. Não sei se será um protesto pelas políticas do estado em relação ao ensino superior, ou por manifestas dificuldades económicas.
No largo em frente à câmara municipal também presenciei um protesto mais mediático, vi inclusive sair do local vários veículos da RTP, em que um senhor em silêncio era continuamente molhado pelos chafarizes da praça, tendo escrito na camisola a frase "Deixem-nos ser Professores" (foto em baixo).
Estes acontecimentos acentuaram a ideia que tinha acerca de Coimbra, de ser uma cidade em que a luta está sempre presente e se faz notar.
Queima das Fitas
Ao jantar optei por uma francesinha, prato tradicional da cidade do Porto, mas também presente nesta cidade do centro de Portugal.
Assisti ao mesmo tempo à excelente vitória do Manchester United.
Chegada a hora da entrada no recinto, aproveitei o facto da tenda da Pousada da Juventude ter um insuflável com touro mecânico, para a espera pelos concertos ser mais rápida.
Souls of Fire abriu a noite num registo reggae e com letras a alertar para os problemas da sociedade e com várias tentativas para a consensualização para os problemas que ela enfrenta.
Para de seguida entrar em acção Brandi Carlile, a cabeça de cartaz da noite, e tendo como ponto alto da sua actuação o tema "The Story", o grande sucesso da cantora.
Na outra ponta do recinto, no palco Super Interessante, concertos paralelos decorreram durante grande parte da noite, tendo como propósito agradar a gostos mais alternativos, através de novos talentos ou de covers de canções comerciais.
Realço o facto de ao contrário da festa académica do Porto, Braga e Aveiro, esta não ter as barracas de curso.

1 comentário:

  1. Sim senhora... O menino anda muito viajado pelas Queimas :) Muito me contas:p

    Gostaste? Acho que não li isso no Post :)

    Muitos beijinhos!

    (só fui à Serenata de Aveiro e sabe Deus... lol)

    ResponderEliminar