quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portugal





O que será recordado pelos adeptos portugueses durante algum tempo, além da eliminação precoce nos oitavos de final é as magníficas exibições dum tal rapaz nascido em Vila do Conde de seu nome Fábio Coentrão e que usa o número na camisola de grandes nomes do...basket (como Michael Jordan e actualmente LeBron James), que só na segunda passagem pelo Benfica se afirmou, e numa posição para a qual não tinha formação.
A sua capacidade física fora do normal, a facilidade com que faz o corredor inteiro, o seu jogo em antecipação, as suas arrancadas e os cruzamentos tenso será recordado como um factor positivo deste mundial, pena não ser acompanhado por mais seus colegas em boas exibições.

Outra figura da nossa selecção neste mundial foi Eduardo, o ainda redes do Sp. Braga teve o mérito de em 4 jogos sofrer um único golo (e em fora de jogo), mérito não só dele, mas também das boas exibições, principalmente de Ricardo Carvalho e do acima citado Fábio Coentrão, Bruno Alves embora uns furos abaixos destes dois, esteve também muito bem. Todavia, Eduardo nos jogos contra o Brasil e Espanha fez defesas dignas dos predistinados e que farão com que seja admirado em muitos cantos deste globo.

Quanto a Cristiano Ronaldo teve um mundial muito abaixo das expectativas, embora tenha sido nomeado (injustamente) o melhor em campo em três jogos da nossa selecção podia ter feito muito mais se tentasse pôr o colectivo acima das suas ambições e jogasse mais simples e rápido, contudo a culpa não é só dele, pois Queiróz não encontrou o melhor posicionamento para potenciar as qualidades de Ronaldo e principalmente as suas movimentações e rotinas careciam nitidamente de automatismo e ensaio, para além de um pulso forte para de vez em quando pó-lo no lugar, para isso serviria também um capitão de equipa, mas como Ronaldo ficou também encarregue erradamente dessa tarefa, perdeu-se alguma voz que o fizesse perder algumas manias.

Espera-se que principalmente os clubes portugueses apostem mais em jogadores portugueses pois só assim poderemos inverter esta tendência da selecção e encontrar soluções principalmente para o meio campo ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário