segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Leixões

O que dizer acerca deste fantástico início de campeonato por parte do Leixões? A que se deve o actual sucesso?
Antes de mais referir a presença de Vitor Oliveira como director desportivo, um homem da terra, muito acarinhado, e o homem responsável pela última subida do clube à principal divisão do futebol profissional. Tudo começa por aí, pela planificação da temporada, fruto de boas aquisições, que no caso do leixões, foram de jogadores, na generalidade, que conhecem a principal liga portuguesa, e a baixo custo, casos de Wesley, Laranjeiro, além de casos em que militavam em escalões inferiroes, como são, Vasco Fernandes, Diogo Luís e Braga, além dos tradicionais empréstimos naturais nas equipas da dimensão do leixões, nomeadamente Roberto Sousa(Celta de Vigo) e Diogo Valente(FCPorto).
Depois há que contar com a experiência e a vontade, de José Mota, que impõe um futebol agressivo, com as linhas próximas entre os jogadores, e que aposta em transições rápidas pa surpreender o adversário, além mentalização da equipa para a hipótese de poder ganhar todos os jogos, desde que seja humilde, trabalhadora e cumpridora. Essa é uma característica das equipas do José Mota, sempre disciplina e concentrada em todos os momentos que o jogo tem, e que explora ao máximo os poucos recursos de que dispõe.
Em relação ao actual momento, há a realçar a extrema importância que Wesley tem no conjunto de Matosinhos, tendo já 6 golos apontados na Liga Sagres, jogando livre, aproveitando ao máximo os espaços entre o meio campo defensiva e os centrais, nao se dando à marcação.
De realçar ainda a extrema capacidade de trabalho, sacríficio dos dois homens da zona central do terreno, Roberto Sousa e Bruno China. E ainda o bom guarda redes de que dispõe.

(Novembro 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário